quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O Ceifador - O Espírito do Ano Novo


Embora pareça assustador, este mítico personagem tem um simbolismo bastante interessante. É ele quem traz o novo ano.
O senhor do tempo, conhecido como "Father Time" (Pai do Tempo), é representado normalmente segurando uma enorme foice em uma das mãos e um relógio na outra, no qual os ponteiros marcam 00:00h. 
Em primeiro momento se assemelha a figura da "Senhora Morte" (Grim Reaper), mas  também do "Deus Pai" judaico-cristão - por se tratar de um senhor barbado usando uma longa túnica.
Este tipo ermitão é o espírito do tempo.  Alguns o chamam de "O ceifador" - aquele que vem ceifar o ano velho e trazer o ano novo (simbolizado pela criança). O relógio, ou ampulheta, marca o início de um novo tempo.
Saturno
Acredita-se que esta figura tenha origem na mitologia grega, sendo ele uma espécie de "Cronos", o "Senhor do Tempo". Segundo o mito, Cronos mutilou seu pai Urano (Senhor do céu) com uma foice que lhe foi dada por sua mãe Gaia (Senhora da terra).
Cronos foi posteriormente associado a Saturno, deus romano ligado à agricultura. Em meados do solstício de inverno havia um festival chamado Saturnália que era em honra a esta deidade. Nesta data, além dos festejos que duravam vários dias, comia-se, bebia-se muito, e trocavam-se presentes. Quaisquer relações com os costumes natalinos não são meras coincidências.
O dia 01 de Janeiro foi instituído como o primeiro do ano em 46 a.c. pelo imperador romano Julio Cesar. Ou seja, as datas do solstício de inverno (por volta de 21 de Dezembro) e do advento do ano novo se aproximaram. Foi necessária a aproximação das datas para que a figura de Saturno posteriormente inspirasse a figura do "Senhor do Tempo", já que este está ligado à passagem do ano.
Há quem diga que esta alegoria, o velho que dá lugar à criança, venha de um mito adulterado e invertido, pois, sendo o "Espírito do Ano Novo" uma representação de Saturno, este não daria o lugar ao novo, já que na mitologia romana, Saturno devora seus filhos para que estes não lhe tomem o poder.
Mas, como nos mitos tudo se transforma, o cruel Saturno se converteu no bondoso Ceifador. Não se sabe ao certo como isto aconteceu, nem como surgiu esta figura mítica como é conhecida hoje, mas é provável que tenha adquirido tais características de modo muito gradativo; mesclando-se aos poucos aos novos costumes, do renascimento em diante.
Sabe-se que teve mais força a partir do século XIX, onde começou a estampar cartões de natal com os votos de "Feliz Ano Novo". A antiga túnica greco-romana foi substituída por um hábito tipicamente franciscano e, não raramente, é representado com asas como as dos anjos cristãos.
A figura do Ceifador é mesmo uma bela alegoria de como o antigo sucumbe ao novo.

2 comentários:

  1. Hugo, boa noite.

    Antes de mais nada, um feliz ano novo haha!

    Escuta, gostaria de pedir um favor. Será que você poderia colocar as fontes onde você coleta as informações em seus posts? Tenho também muito interesse sobre os celtas e mitologia em geral e muitas vezes não sei onde procurar referencias seguras.

    Se não for incômodo, óbvio.

    Ótimo post,

    Petrus.

    ResponderExcluir
  2. Olá Petrus, obrigado por escrever.
    Confesso mesmo que devia colocar as fontes, mas isto tinha que ter sido visto desde o primeiro post. Ocorre que o blog começou como um diário de registro das coisas que estudava, e pela praticidade de ir agregando ao longo do tempo.
    Agora, nesta altura do campeonato, não tenho como correr atrás das fontes perdidas. Haviam muitos blogs em inglês e espanhol que eu tinha em meus favoritos, mas que acabei perdendo pois estavam em um outro computador.
    Uma outra questão é que este blog não tem nenhum fim acadêmico, então me sinto mais livre para escrever, portanto não me sinto tão pressionado.
    Mas sempre, na medida do possível, vou buscar muitas informações antes de postar. É provável que, se agregar as fontes, terei mais a fontes a citar do que linhas a escrever.
    Espero sua compreensão. Quaisquer dúvidas entre em contato comigo através da página do "Vale do Mago" facebook e poderemos conversar melhor.
    É isto ae... Saudações!!

    Hugo

    ResponderExcluir