terça-feira, 19 de junho de 2012

Visco - A Erva Sagrada dos Druidas



No penúltimo post, relatei uma antiga lenda indígena norte-americana sobre esta estranha planta que cresce entre os galhos das árvores. Porém, o visco era muito mais venerado entre os druidas e sua colheita era uma celebração à parte.
Ele é uma planta semi-parasita (hemiparasita), ou seja, se utiliza da árvore hospedeira, não somente como apoio mas também faz uso de sua seiva.
De acordo com alguns escritores antigos que tiveram contato com os druidas, o visco era conhecido como "a planta que cura todos os males", e era utilizada por eles para os mais diversos tipos de medicamentos e encantamentos. Acreditavam que era afrodisíaco, aumentava a fertilidade, e servia como antídoto para os mais diversos venenos. Era considerada uma das mais sagradas das ervas, pois diziam que suas raízes não cresciam sob a terra mas acima dela. Ele estava, portanto, entre os dois mundos.
Segundo o mito da colheita do visco, os cachos deviam ser cortados por um sacerdote druida na lua nova antes do solstício de inverno. Apenas um sacerdote druida do sexo masculino (não se tem provas legítimas de mulheres druidas) podia faze-lo e, para isto, uma pequena foice de ouro devia ser usada, não podendo deixar cair nenhum dos ramos sobre na terra. Utilizavam, para isto, panos estendidos sob a árvore, segurados por outros druidas, ou aprendizes, abaixo do ramo que seria cortado. 
O visco há tempos vem sendo chamado de "erva-dos-druídas" e são raramente encontrados em carvalhos (a árvore dos druidas), o que dava mais valor ao visco dos carvalhos e enaltecia ainda mais sua coleta.
O trecho a seguir foi retirado do livro "Os Mistérios dos Druidas", de Philip Carr-Gomm. O autor, que faz parte da Ordem dos Bardos Ovates e Druidas (O.B.O.D), retrata o significado do visco da seguinte forma:

"A reverência dos druidas pelo visco deriva da associação simbólica deste ao esperma masculino, devido à cor e a consistência do sumo das suas bagas. Embora cresça a grande altitude, esta planta não necessita de tocar no chão, pelo que simboliza a semente em potência que aguarda o momento da concepção... A semente que cresce no ar simboliza a semente de Deus antes de encarnar na Terra pois vive numa árvore, ou seja, muito perto dos céus. O druida corta-a com uma foice de ouro, que representa o sol e a lua, ou o poder masculino e feminino, em união. Uma vez ocorrida a conjunção ( união) a semente é trazida para a terra (o corpo da Deusa).
O visco simboliza o momento da encarnação... Por sua vez, o carvalho representava a eternidade da tradição..." 
Ainda hoje, principalmente na Grã-Bretanha, ramos de visco são - junto aos de azevinhos - utilizados nos enfeites natalinos. O Natal, por sua vez, marca a data do nascimento da divindade que, segundo a crença cristã, desceu dos céus e se encarnou. 
Isto mostra que as antigas práticas e representações pagãs de alguma forma sobreviveram, mesclando-se e entrelaçando-se aos novos cultos; mesmo após séculos de tentativas de supressão por parte do cristianismo dominante. 

 




22 comentários:

  1. Sobre o visgo e o câncer:
    Veja http://youtu.be/J4XfoKGO2GI, no tempo 1h09m35s.

    ResponderExcluir
  2. Parabens. Gostei muito do seu blog. Também sou um apaixonado pela floresta e cultura celta.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Geralmente é encontrado nos galhos altos de uma árvores

      Excluir
  4. Não encontro o visco ele pode ser substituído por que planta

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante seu blog, agradeço por dispor seu conhecimento a todos que se interessarem pela amada cultura celta e todos os seus mistérios...

    ResponderExcluir
  6. Preciso do visco onde encontrar no Brasil

    ResponderExcluir
  7. Boa noite preciso de visco qual planta posso subistui lá alguém pode me responder moro em Santa Catarina

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber como faço para comprar o ramo de Visco

    ResponderExcluir
  9. Posso comprar o " Visco" pela internet ?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde aonde eu posso comprar o visco


    ResponderExcluir
  11. Boa tarde , gostaria muito de saber onde posso comprar folhas ou sementes de visco

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber onde posso comprar

    ResponderExcluir
  13. Onde eu encontro ramo de visco para comprar

    ResponderExcluir
  14. Onde compro o ramo do visco aqui no Rio Grande do Sul tem outro nome aqui

    ResponderExcluir
  15. Aonde eu consigo visco morro no Brasil? Me ajudem pfvr

    ResponderExcluir