sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Visco - Uma Lenda Indígena



Os índios norte-americanos diziam que o visco era uma planta muito estranha, pois não vivia na terra com outras plantas mas é encontrada crescendo nos ramos das árvores por si só. Apenas as aves podem atingir as bagas brancas que aparecem tanto no verão como no inverno. É por isso que o visco é encontrado apenas em árvores.
Houve um tempo, que o visco crescia no solo como uma pequena planta arbustiva. Um dia, quando ele estava crescendo no chão, um pássaro sagrado, conhecido como "Pássaro de Fogo", o encontrou e começou a comer suas bagas. Depois de come-las, o pássaro agradeceu, e o visco educadamente respondeu: - "Estou feliz que você gostou dos meus frutos, mas não vou ficar aqui por muito tempo porque vou morrer em breve".
Mitletoe
O pássaro abriu o seu bico vermelho e perguntou: "Por que você deve morrer, bela planta?"- e o visco respondeu - "Porque eu sou verde o ano todo. Meus frutos crescem no inverno, quando as bagas outros sumiram, muitos animais se alimentam delas, mas eles pisam em meus galhos e eles estão frágeis, por isso, não viverei por muito tempo." - então, o pássaro, com pena do visco, lhe disse - "Vou levá-lo do chão e colocá-lo onde os animais que andam sobre a terra não poderão mais pisoteá-lo". 
O sagrado pássaro levou o visco em seu bico forte, voou até o topo de uma alta árvore, e fixou suas raízes em um do galhos. Voltou ao chão, colheu um pouco de terra, subiu novamente, e embalou ao redor das raízes da planta. 
"Agora você vai crescer aqui nesta árvore, e os animais não quebrarão mais seus galhos." - disse o pássaro - "Sim, eu vou crescer, mas minhas sementes cairão no chão e meus descendentes irão sofrer como eu!" - retrucou o visco.
O "Pássaro de Fogo" limpou o longo bico e aderiu algumas das bagas do visco em outro galho e disse - "Viu? Eles vão brotar lá como você. E sempre que outras aves comerem os seus frutos, elas limparão seus bicos como eu, e suas sementes continuarão crescendo sobre os galhos".
O visco, porém, teve que adaptar-se a viver sem a terra e continuou crescendo sobre as árvores. Servindo sempre como alimento aos mais diversos pássaros e obtendo deles a cooperação para perpetuar a sua espécie.



Nenhum comentário:

Postar um comentário